marketing digital

A proposta do meu blog é produzir artigos voltados para o pequeno e médio empreendedor, para que os mesmos conheçam um pouco sobre Marketing Digital e o que ele pode fazer pelos seus negócios.

Busco sempre produzir textos simples e direto, e principalmente sem muitos termos técnicos, pois o que busco, não é a profissionalização do empreendedor.

Apesar disso, há momentos que não tem como deixar de usar termos que estão relacionados ao Marketing Digital, pois fazem parte do contexto. Então hoje resolvi mostrar para vocês alguns termos usados e seus significados, para facilite a sua leitura aqui ou em outros materiais sobre o assunto.

Alguns termos do Marketing Digital

Autoresponder: é um software que realiza a resposta automática de e-mails, podendo ser usado em campanhas de e-mail marketing, na apresentação de uma oferta, no oferecimento de um e-book, vídeo etc. Resumindo, o software diz ao destinatário que o você recebeu o e-mail dele, proveniente de alguma ação. Geralmente essas ações são direcionadas para um público específico.

Broadcast: é quando você envia uma mensagem para todas as pessoas, buscando principalmente a captação de leads.

Lead: é aquele cliente em potencial para adquirir o seu produto. É ele que você busca em seus formulários de captura, no oferecimento de um material ou de uma oferta.

Landing Page: conhecida como página de aterrizagem ou de captura, buscando obter dados do cliente em potencial.

Conversão: é a ação de converter os prospectes em leads ou clientes, gerando cadastro para a sua lista de e-mails ou gerando vendas.

Copy: escrever um conteúdo com a intenção de quem leia, tome alguma ação esperada por você.

E-book: é um livro eletrônico, com conteúdo mais robusto e aprofundado sobre determinado assunto. Muito usado na captura de leads.

Call-to-action: são chamadas para ação, utilizadas em formas de frases, como “Ligue já”, Quero comprar” etc. Frases desse tipo podem estar soltas em algum texto, aplicadas em botões ou links.

Inbound marketing: é o marketing de atração, onde se busca conquistar a confiança, mantendo um relacionamento com ele, dando a ele materiais ricos em informação sobre o seu negócio e resolvendo os seus medos. A mecânica é trazer o cliente para o seu negócio e não levar o seu negócio ao cliente.

Marketing de conteúdo: é parte do inbound marketing, gerando conteúdo de relevância para o seu público.

Outbound marketing: podemos dizer que é o marketing tradicional, em que as empresas procuram levar o seu produto ao consumidor, mas abrangendo públicos que não são apenas os específicos; como as propagandas em outdoor, rádio e tv.

 

Esses são alguns termos usados no Marketing Digital, mas há outros vários termos, que poderão ir aparecendo em futuros posts.

Você pode encontrar uma relação mais completa em alguns sites de Marketing Digital, como http://resultadosdigitais.com.br/blog/glossario-de-marketing-digital/.

 

Abraço a todos e sucesso.

Marketing Digital


Admilson Cardoso

Profissional graduado em Publicidade e Propaganda, com pós em Marketing e Comércio Exterior. Ajudando o pequeno e médio empreendedor a vender mais pela internet.

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *