Formulário

Capturando e-mails.

 

Você tem uma página no Facebook, mas não tem um site, e gostaria de capturar e-mails de leads para divulgar e vender seus produtos?

Saiba que existe uma forma de criar um formulário de captura, sem a necessidade de usar qualquer ferramenta específica ou ter um site com formulário.

Você vai precisar apenas ter uma conta no Google para poder criar seus formulários de captura de e-mails.

Como criar o formulário no Google Drive.

Google Drive

O primeiro passo, após você criar a sua conta no Google é entrar no Google Drive.

Então, você clica em “Novo + Mais + Formulários Google”, para que se abra uma nova janela com um formulário em branco.

Google Drive Form

Para iniciar o preenchimento, você precisa dar um nome ao formulário, e isso vai depender do que ele se trata, podendo ser o oferecimento de um e-book, de um vídeo, informações sobre um curso etc.

Após isso, é o momento de começar a elaborar as perguntas para captação dos dados do seu lead.

Formulário Google Drive

Clique em Pergunta sem título, e faça uma pergunta, querendo saber o nome da pessoa. Ex.: Qual é o seu nome?

No lado direito de onde você digitou a pergunta, quando você clicar ali, irá encontrar algumas opções de modo de perguntas. Nesse caso, você deverá usar a opção “Resposta curta”. Caso fosse o pedido de um orçamento, você deve usar a opção “Parágrafo”, que lhe permite digitar textos mais longos.

Vá até a parte inferior direita e onde está escrito “obrigatória”, clique nos 3 pontinhos(…), e escolha a opção “Descrição”, para você poder indicar que ali a pessoa deve escrever o nome. Ex.: Digite aqui o seu primeiro nome.

Google Drive Form 2

Agora vamos acrescentar mais uma pergunta.

Para isso, vá até o menu vertical ao lado do formulário e clique em “+”.

Google Drive Form 3

Aqui você pode solicitar o e-mail, como um dado de contato.

Siga os mesmo passos anteriores para a elaboração da pergunta.

No caso do e-mail, é preciso mais duas ações que não foram necessárias no quesito nome.

A opção “obrigatória” deve ser ativada, forçando a pessoa a preencher esse item. E nos 3 pontinhos (…), você deve escolher a opção “Validação da resposta”, que irá verificar se o formato do e-mail está correto.

Para que essa verificação seja correta, no menu que se abrir embaixo, escolha a opção “Texto” e “Endereço de e-mail”.

Google Drive Form 10

Caso deseje solicitar outras informações da pessoa, é só ir acrescentando as perguntas. Mas lembre-se que quando mais perguntas a pessoa tenha que responder, maior a probabilidade dela abandonar a operação. Creio que nome e e-mail já sejam suficientes para um primeiro contato.

Como adicionar foto.

Para dar um ar mais profissional ao seu formulário, você pode inserir uma foto ou vídeo. Basta apenas selecionar no menu vertical a opção “Adicionar imagem” ou “Adicionar vídeo”.Google Drive Foto

 

 

Na faixa colorida no topo do formula´rio, você também pode alterar a cor e inserir uma imagem, caso queira. Para isso, clique na opção de paleta de cores.

Google Drive Form 5

Se você optar por inserir uma imagem, será lhe apresentado algumas opções prontas, ou você pode carregar uma imagem armazena em seu computador.

Finalizando o formulário no Google Drive.

Se o formulário está do jeito que você quer, clique em “Configurações”, no menu superior. Selecione “Apresentação”, e desmarque a opção “Mostra link para enviar outra resposta”. Clique em “salvar”.

 

Vamos para o passo final de seu formulário.

Google Drive Form 8

Clique em “ENVIAR”

Será aberta a tela acima, onde você deve escolher a opção com o símbolo de um link.

Você irá perceber que foi criado um link um tanto longo. Então selecione a opção “URL curto”, para que se crie um link menor.

Agora é só copiar esse link para os seus posts no Facebook, e-mail ou aonde você achar necessário.

Assim que alguém clicar nele, será direcionado para o seu formulário.

Acessando as informações de quem preencheu o formulário.

Tudo que você fez até agora, ficou gravado no Google Drive.

Quando você abrir o Google Drive, logo verá o seu formulário à direita.

Abra ele e selecione “Respostas”, e veja quem preencheu o formulário.

No canto superior direito você verá um símbolo parecido com uma pequena cruz verde. Clique nele e será aberto uma planilha muito parecida com a do Excell.

Caso você queria, poderá fazer o download para Excell, PDF etc.

 

Espero que tenha ficado fácil de entender, e que você consiga gerar mais clientes para o seu negócio.

 

Abraço e sucesso.

Marketing Digital

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Admilson Cardoso

Profissional graduado em Publicidade e Propaganda, com pós em Marketing e Comércio Exterior. Ajudando o pequeno e médio empreendedor a vender mais pela internet.