cliente local

Se você tem um negócio local e faz uso da internet para alavancar as  suas vendas, há possibilidade de estar cometendo erros na forma de como você tenta alcançar o seu cliente em potencial.

Se você  tem uma loja de roupas, salão de cabeleireiro, pizzaria, loja de ferragens, ou outro negócio qualquer, tem que pensar de forma local, principalmente se você mora em uma cidade média ou de grande porte, pois os clientes não irão se deslocar para bairros distantes para obterem serviço ou produtos que podem encontrar próximos as suas residências. Exceção, se o que você oferece é único na cidade ou tem um valor muito menor do que ele encontra em seu bairro ou nas proximidades.

Então, saber utilizar as ferramentas da internet para divulgar o seu negócio, pode ser uma grande sacada para torná-lo mais competitivo e lucrativo.

Uma ferramenta que você deve usar é o Google Meu Negócio, que irá permitir que você tenha praticamente um mini-site. Lá você irá colocar os dados de sua empresa, como o nome (use nome fantasia), endereço, telefone, seu site ou página na rede social, fotos da fachada, fotos dos seus funcionários trabalhando, fotos dos seus produtos etc.

É uma ferramenta gratuita e muito útil para negócios locais, pois o Google direciona as páginas do Google Meu Negócio a partir da sua localização de GPS. Lembrando que hoje os número de usuários que utilizam o celular para navegar já é maior que os que utilizam o desktop.

Quando alguém acessa a internet, buscando algum negócio, ela caminha para o fundo do funil de vendas, onde se realiza a compra.

Imagine que alguém está em seu bairro ou nas proximidades, e quer almoçar em um restaurante italiano e você tem um restaurante italiano no bairro. Quando ele fizer a pesquisa, com certeza o seu negócio irá aparecer como opção para ele, caso você tenha o seu negócio no Google Meu Negócio.

Além da  importância dos dados de localização, você tem que usar um título de anúncio bem intuitivo. Por exemplo, no caso do restaurante, você pode utilizar no título: nome do restaurante+especialidade+bairro.

Outra artifício que pode lhe ajudar na divulgação de seu negócio é a obtenção de link building, ou seja, links de outros sites apontando para o seu site. Mas tem que ser sites que tenham relação com o seu negócio, pois senão, o Google irá perceber a artimanha e punir o seu site. Se você tem uma marcenaria, não há sentindo algum em que um site de uma farmácia aponte para o seu.

 

Como usar o Facebook nas vendas locais

Utilizar o Facebook como mais uma ferramenta de divulgação e vendas é outro meio muito bom para que você adquira mais clientes, pois todos s

como usar o Facebook

abemos que a maioria das pessoas fazem uso diariamente, dessa rede social. Ter uma página no Facebook é quase que uma obrigação, se você quer aumentar a visibilidade do seu negócio.

Busque saber as dores dos seus potenciais clientes em relação ao seu tipo de negócio, e transforme essas dores em anúncios aonde você fala sobre elas e aponta soluções para cada uma delas.

No Facebook você pode impulsionar esses anúncios, escolhendo os tipos de clientes que serão alcançados pelos seus anúncios, além da idade, sexo, localização geográfica, onde você pode optar pela cidade toda ou até mesmo alguns poucos quilômetros do seu negócio físico, entre outras opções. Tudo isso sem precisar gastar muito.

Sem contar que você pode participar de grupos, divulgar promoções, divulgar o seu site, levar o cliente para uma página de captura, divulgar vídeos sobre o seu negócio etc.

Com um pouco de conhecimento e pouco dinheiro, você pode fazer dessa ferramenta uma grande aliada para o seu negócio.

 

Aqui foram mais algumas dicas pra lhe ajudar a vender mais pela internet.

Até mais e sucesso.

Marketing Digital

Categorias: Vendas

Admilson Cardoso

Profissional graduado em Publicidade e Propaganda, com pós em Marketing e Comércio Exterior. Ajudando o pequeno e médio empreendedor a vender mais pela internet.

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