O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing ou marketing de entrada é uma estratégia que utiliza o marketing de atração, para criar consciência de marca e atrair novos clientes. 

Inbound Marketing

Em contraste com o Outbound Marketing (marketing de saída), onde se busca encontrar clientes, o Inbound Marketing ganha a atenção dos clientes e torna a empresa fácil de se achar.

Por que o Inbound Marketing é importante?

Vivemos diante de uma abundância de informações e escassez de atenção – e o ritmo da criação de informações está cada vez maior. 

Os compradores de hoje estão mais capacitados e informados, para fazerem as suas escolhas sobre o que desejam comprar. Hoje com essa gama enorme de informações, o usos de técnicas de persuasão em conteúdos, se torna cada dia mais obrigatória, pois prender a atenção do usuário é um desafio árduo para quem produz conteúdo.

O Inbound Marketing é tão poderoso, porque você tem o poder de dar ao  consumidor exatamente o que ele está procurando no ponto exato em que eles precisam. Isso cria confiança, reputação e autoridade em qualquer nicho que você esteja inserido. 

Para substituir as táticas de marketing desatualizadas, as empresas estão implantando novos métodos voltados para a conscientização, desenvolvendo relacionamentos e gerando leads. 

O Inbound Marketing atrai novos clientes para o seu negócio, fazendo com que eles encontrem a  sua empresa nos estágios iniciais de seu processo de tomada de decisão, levando a uma influência mais forte sobre suas futuras decisões de compra.

Por que você precisa de Inbound Marketing para sobreviver?

O Inbound Marketing oferece inúmeros benefícios. Vejamos alguns:

  • Ajuda a formar uma preferência pela marca e influencia futuras compras; 
  • Pode gerar compartilhamento em redes sociais e links de entrada;
  • Você coloque os clientes no banco do motorista;
  • Otimiza os esforços dos mecanismos de pesquisa.
  • Permite que os clientes se envolvam com sua marca.
  • Consegue gerar leads qualificados por um custo menor (quando comparado com o marketing tradicional).

Ao contrário das iniciativas tradicionais de marketing, os esforços de Inbound  Marketing, se acumulam ao longo do tempo. Um excelente conteúdo oferece muitos benefícios imediatos e de longo prazo.  À medida que o conteúdo ganha mais exposição, ele pode tornar-se uma fonte contínua de tráfego de entrada através de otimização de mecanismos de busca (SEO), compartilhamento social e  até mesmo, o boca-a-boca.

O segredo é criar  conteúdos estratégicos adaptados à sua persona e ao estágio do ciclo de compra em que ela está. Ao fazer isso, você está fornecendo conteúdo valioso orientado diretamente para esse visitante específico. Isso ajuda a  responder suas objeções e criar confiança. Todos esses fatores resultam em  leads mais qualificados e uma venda mais fácil de se concretizar.

Tipos de marketing de entrada: o que faz uma campanha bem sucedida

Não existe uma única forma de Inbound Marketing que funcione bem por conta própria. 

O Inbound Marketing não pode ser segmentado em categorias separadas, com cada seção funcionando de forma independente. Enquanto utilizamos as técnicas de SEO para atrair visitantes de pesquisa orgânica, esse mesmo SEO não funciona se não houver conteúdo engajador. Sem as redes sociais, os blogs não chegam a pessoas interessadas em seu conteúdo. E o SEO, o conteúdo e as mídias sociais são completamente inúteis sem um processo de geração de leads.

A  grande maioria das campanhas de Inbound Marketing bem sucedidas, são formadas pelos seguintes elementos:  

SEO

A otimização de mecanismos de pesquisa é parte integrante do Inbound Marketing. Usando a análise eficaz de palavras-chave, o design bem estruturado do site e as técnicas de SEO, sua empresa terá maiores chances de aparecer no topo dos resultados das pesquisas, e o seu conteúdo poderá ser visto pelo público certo, na hora certa.

Blog

Sendo a forma mais comum de Inbound marketing, os blogs podem desempenhar um papel poderoso na condução de pistas de tráfego e nutrição.

Mídia social

Com  58% da população brasileira utilizando as redes socias , você não pode se dar ao luxo de negligenciar comunidades on-line populares, como Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest.

Eventos ao vivo e Webinars

Leve o Inbound Marketing para o próximo nível com webinars on-line e eventos ao vivo. Esses recursos têm um grande poder de engajamento. Plataformas como o Facebook, valoriza muito esses tipos de conteúdos.

Atrair cliente

Iniciando o seu Inbound Marketing 

Quando se trata de Inbound Marketing, quanto mais você investir em conteúdo, maior será o seu retorno. Criar conteúdos matadores lhe trará maior tráfego, maior chance de fechamento de negócios, e menor custo de investimento.

Veja como começar:

  • Identifique seu público-alvo e aprenda tudo o que puder sobre ele. 
  • Determine sua história única e convincente. Por que seu público deve escutar você?
  • Escolha suas plataformas de entrega de entrega de conteúdo.
  • Crie e execute seu calendário de conteúdo.

É importante criar um cronograma que produza consistentemente conteúdo fresco e relevante para continuar a envolver seu público. Tenha em mente que seu tema deve ser focado em questões de clientes, e não em sua empresa.

Resumindo: Conteúdo relevante, ajudará a  aumentar seu alcance, aumentando a conscientização, aumentando a confiança e aumentando os leads, gerando grandes probabilidades de vendas.

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Admilson Cardoso

Profissional graduado em Publicidade e Propaganda, com pós em Marketing e Comércio Exterior. Ajudando o pequeno e médio empreendedor a vender mais pela internet.