Marketing para marcenaria

Você que é proprietário de uma marcenaria, já deve ter percebido como a sua concorrência aumentou de forma exponencial nos últimos tempos. Também deve estar sentindo os efeitos da crise econômica pelo qual o nosso país está atravessando.

O resultado disso é que a demanda de clientes diminuiu drasticamente, e os concorrentes estão brigando palmo a palmo com sua empresa, por esses clientes.

Como anda a sua presença online?

Como andam as suas vendas pela internet?

Você usa o Marketing Digital em favor do seu negócio?

Como o Marketing Digital pode ajudar a aumentar as vendas de sua marcenaria?

Como aumentar as vendas com o marketing digital

A divulgação de forma correta do seu negócio através da internet, utilizando as técnicas do marketing digital, irá lhe proporcionar:

  • Geração de leads (clientes em potencial);
  • Transformação de leads em clientes;
  • Divulgar a sua marcenaria para o público do seu negócio, de forma mais assertiva;
  • Criar autoridade;
  • Poder medir os resultados de suas campanhas com maior precisão;
  • Fazer campanhas com custos muito inferiores ao do marketing tradicional.
  • Permite a interação com os seus clientes;
  • Fortalece a sua marca;
  • Torna a sua empresa mais competitiva;
  • Aumenta o alcance de suas campanhas.

Estas são algumas características e vantagens que o marketing digital traz para o seu negócio.

Vamos falar um pouco de alguns itens acima.

Leads

Geração de Leads – quando você fala com o público certo, você tem uma grande chance de tornar esse prospect em um cliente em potencial, porque sabe que ele tem interesse ou precisa do seu negócio. O marketing digital se proporciona a forma de você atrair essas pessoas para o seu negócio.

Transformar leads em clientes – se você gera informações que chamem a atenção do lead e faça que ele queira saber mais sobre o seu negócio, você tem aí uma oportunidade de transformar esse interesse em um fechamento de negócio, que pode até ser recorrente.

Criar autoridade – essa característica para mim é sem dúvidas uma da mais importantes para o seu negócio, pois você irá mostrar para o seu lead ou cliente, que você é especialista no que faz, e que consegue sanar as dúvidas que ele possa ter. Você pode fazer isso através de vídeos, que você poderá usar também no Youtube e rede sociais; através de um blog dentro do seu site, uma sessão de perguntas frequentes e até mesmo um webnário.

Medir resultados de suas campanhas – existem ferramentas, como o Google Analytics e o Facebook Insight, que lhe trazem um relatório com várias informações muitos importantes sobre as suas publicações e mesmo sobre o seu site. Você poderá saber de onde acessam o seu site, quais os horários e dias da semana que há maior acesso, quantas vezes seu site foi acessado e quais páginas, dentro de um período de dias, entre outras informações que lhe irão ajudar a ajustar as suas campanhas.

Interação com o cliente – através de leading pages e formulário de contatos, e até mesmo pelos comentários em seu site ou página do facebook, você irá estreitar a relação com o seu cliente, podendo saber com maior rapidez o que ele pensa ou deseja do seu negócio. Uma reclamação (que deve ser obrigatoriamente respondida), que inicialmente pode parecer algo negativo, tem o potencial de mudar alguma coisa na sua estratégia e fidelizar o cliente, quando você demonstra que a satisfação do cliente é importante para você.

Alcance das campanhas – no marketing tradicional você tem a limitação do fator geográfico, porque você não consegue atuar em vários locais ao mesmo. Já o marketing digital te possibilita alcançar vários locais e pessoas segmentadas, a qualquer hora. Com um mesmo modelo de anúncio, você pode fazer publicações para tipos de pessoas e localidades diferentes, para medir quais resultados são melhores para o seu negócio. Há várias possibilidades de se alcançar o que público que lhe interessa.

Custos – no marketing tradicional, se você quer divulgar a sua marcenaria em sua cidade e cidades vizinhas, por exemplo, com certeza você irá desembolsar uma boa grana, principalmente se for utilizar mais de um tipo de mídia. Já através da internet, esse custo irá ser muito menor em comparação ao marketing offline. Não estou aqui dizendo que o marketing tradicional não funcione ou não deva ser usado, pois estaria falando uma grande besteira. Só quero mostrar que se você não tem caixa para um investimento mais alto, o marketing digital é um excelente caminho para a divulgação e crescimento do seu negócio. Os dois tipos de marketing têm as suas características, vantagens e desvantagens, como tudo nessa vida.

Como usar o Marketing Digital para divulgar a sua marcenaria.

Como usar o marketing digital para divulgar a sua marcenaria

Você pode divulgar o seu negócio e utilizar o marketing digital, divulgando em seu site, em sua página do Facebook, na sua conta do Youtube, Instagram, Twitter etc. No entanto, existem técnicas para que seu site e publicações possam obter os resultados de forma satisfatória, dentro daquilo que você espera.

Tenho que salientar que os resultados não acontecem do dia para a noite, porque, tudo tem que ser testado, e cada passo demanda um certo tempo para se alcançar o objetivo. Contudo, quando se acerta a estratégia, geralmente acontecem apenas pequenos ajustes. Mas como o mercado é muito dinâmico e a economia também não fica atrás, pode ser necessárias mudanças drásticas nas estratégias, podendo até mesmo, ter que começar do zero.

 

Uma coisa muito importante a ser dita é que não adianta nada disso se a sua marcenaria não entrega o que é prometido ao cliente, da forma e no tempo combinados. Se algo não sai bem para o cliente, ele pode usar poder da internet para prejudicar e muito o seu negócio.

Além de você fazer a sua parte, é importante a assessoria de um profissional de marketing digital ou de uma agência de publicidade, pois serão capazes de trazerem resultados de forma mais rápida e assertiva.

 

Espero que gostem do artigo, e se tiverem qualquer dúvida ou queiram deixar sugestões para futuros artigos, usam o formulário de contato ou envie pelo meu Whatsapp.

 

Abraço e sucesso a todos.

Marketing Digital

 


Admilson Cardoso

Profissional graduado em Publicidade e Propaganda, com pós em Marketing e Comércio Exterior. Ajudando o pequeno e médio empreendedor a vender mais pela internet.