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Antes de implementar qualquer tipo de estratégia de marketing digital, você deve conhecer muito bem duas coisas: o seu produto/serviço e a sua Persona, que é o público alvo, mas com uma identificação mais profunda do cliente ou do prospecte.

A Persona é um personagem semifictício, com características muito próximas ao seu cliente ideal, para o qual você quer vender.

Diferenças entre Público Alvo e Persona

Em ambos casos, você precisa obter informações sobre o seu cliente, para alinhar melhor a sua estratégia, seja ela qual for. No entanto, no caso da Persona, as informações têm que serem mais específicas, para que você se aproxime mais da realidade de quem são realmente os seus clientes.

Para você entender melhor:

Público Alvo – Definição muito ampla; você não sabe dos hábitos, hobby e trabalho; é quase imaginário, são pessoas que talvez queiram o seu produto/serviço.

Ex.: Carlos, 45 anos, gerente, mora em São José dos Campos – SP, renda mensal de 5.000,00, casado.

Persona – Aqui as informações são menos amplas e mais específicas, lhe dando um melhor direcionamento para a sua estratégia.

Ex.: Maria, 35 anos, administradora, mora em São Paulo, capital tem renda mensal de 3.000, casada, 3 filhos que estudam em escola particular, só tem tempo para ficar na internet, no fim da noite, quando as crianças dormem; adora praia, quer comprar o produto x porque precisa de algo confiável etc.

Percebeu que fica mais fácil você conhecer para quem você irá vender e te dá as vantagens de direcionar a sua estratégia com menos esforço, e ter um discurso mais coerente em relação ao persona, além de tornar a relação mais humana.

Entenda que as questões devem ser voltadas ao seu negócio, para não ter o trabalho de ter informações que nada lhe ajudarão na conquista do cliente.

Como captar as informações.

Se você já tem uma lista de e-mails, faça entrevistas com esses clientes. Se não tem, procure montar essa lista, pois ela te servirá não só para conhecer os seus Personas, como também será muito importante para a sua estratégia de marketing digital, como a criação do e-mail marketing, por exemplo.

Utilize o seu site para captar esses e-mails, criando páginas de captura, aonde inicialmente, você oferece alguma vantagem em troca do e-mail ou mais algumas informações. Ofereça um desconto, por exemplo.

Tudo isso deve ser feito para você entender o comportamento de compra do seu cliente, para que você possa criar a melhor estratégia de venda possível.

Não crie uma Persona atribuindo características que você acha que ela tem. Isso só vai lhe trazer perda de tempo e energia, e também de dinheiro.

Se sua empresa é pequena, você pode entrevistar uns 10 clientes, e destas entrevistas procure formar um padrão para a sua Persona. Pode acontecer de haver mais de um padrão, e caso haja muitos padrões, é melhor focar em uma Persona ideal, pois o custo para atingir cada tipo, pode ser um pouco alto.

Se você não conseguiu identificar nenhum padrão, você terá que fazer mais entrevistas e /ou rever as questões da entrevista, porque talvez você não esteja sabendo quais devem serem feitas, para que você consiga entender a sua Persona.

Todas essas informações devem ser divididas com a sua equipe, para que todos fiquem alinhados com a estratégia, e os resultado sejam os mais positivos para o seu negócio.

Para finalizar, eu quero reforçar o que disse lá no início do post:

Não inicie nenhuma estratégia de venda, sem antes definir a sua Persona.

Espero que tenham gostado desse post, e que essas informações te ajudem um pouco mais no seu negócio.

Caso tenha alguma dúvida, elogio ou reclamação, deixe um cometário, porque isso ira me ajudar saber se as informações estão sendo úteis a você.

Um grande abraço e sucesso.

Marketing Digital

Categorias: Pesquisas

Admilson Cardoso

Profissional formado em Publicidade e Propaganda, com pós em Marketing, com mais de 10 anos de experiência em mídia exterior. Consultor em Marketing Digital, ajudando a sua empresa a melhorar a sua presença online.

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