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No post passado, eu falei sobre os tipos de clientes, e como é o comportamento de cada tipo.

Hoje eu quero falar sobre 2 tipos de ofertas que você pode utilizar para atrair o seu cliente, e tentar a venda, que é o seu objetivo.

Antes de entrarmos na questão das ofertas, vamos relembrar esses tipos.

São eles:

  • Aquele que precisa do seu produto/serviço e está procurando por ele;
  • Aquele que precisa do seu produto/serviço, mas fica só enrolando (procrastinando);
  • Aquele que não sabe que precisa do seu produto/serviço;
  • Aquele que não quer de forma alguma o seu produto/serviço.

Para cada um deles, você tem que trabalhar com um tipo de oferta.

Oferta para aquele que quer e precisa do seu produto.

Esse é o tipo de cliente que está doidinho para comprar, e não vê a hora de passar o cartão.

 

Para esse tipo, você deve utilizar uma oferta que seja uma “promessa viável“. É aquela oferta barata, onde você vai trabalhar a questão de preço, oferendo desconto, parcelamento etc. Tem que ser rápida, como aquelas ofertas que têm dia e hora para acabar. Dizer para o cliente que você não tem como segurar aquela oferta por muito tempo.

E por fim, tem que ser imediata. Tem que aproveitar a animação do cliente, e fechar a venda, mas sem ansiedade, porque isso, pode demonstrar ao cliente que você está querendo empurrar o produto/serviço.

Esse tipo de oferta dificilmente irá funcionar para os outros tipos de cliente, porque um é meio enrolado, outro nem sabe que precisa do seu produto/serviço, e o outro não quer o que você oferece, nem pintado de ouro.

Para esses tipos de cliente, com exceção do último, que você deve descartar, há outro tipo de oferta.

Oferta para quem procrastina e para aquele que não sabe que precisa do seu produto/serviço.

Para esses tipos de clientes, a estratégia é um pouco mais complexa. Demanda um pouco mais de energia e paciência, para que o negócio se concretize.

A oferta para eles tem que ser do tipo irresistível, do tipo que faz pensar na compra, que leva para o caminho da venda.

Para essa oferta tem que se trabalhar o preço e o valor agregado. O cliente tem que perceber que o que ele vai pagar é justo e o que ele vai levar, é o melhor que ele poderia encontrar naquela situação.

Geralmente é uma negociação complexa, longa algumas vezes, e quase sempre, educativa.

Lembre-se que você está negociando com quem procrastina e com quem não quer seu o que você vende. É um trabalho de formiguinha. Precisa de energia e paciência.

Você precisar seguir dois passos:

  • Obter os dados de contato do cliente;
  • Fazer a Oferta Irresistível.

Vale lembrar que estamos falando de um negócio online, onde o seu cliente pode estar a quilômetros de você.

Em princípio, você pode obter o nome e e-mail do cliente, para depois ir coletando outras informações importantes da sua Persona (público alvo).

A análise dessas informações farão com que você conheça melhor as características do seu cliente, e enxergue melhor o caminho até a oferta.

Mais pra frente vou falar sobre essas características que você precisa saber sobre o seu cliente, e como essas informações são muito importantes.

 

 

Um grande abraço e sucesso para o seu negócio.

Marketing Digital

Categorias: Vendas

Admilson Cardoso

Profissional formado em Publicidade e Propaganda, com pós em Marketing, com mais de 10 anos de experiência em mídia exterior. Consultor em Marketing Digital, ajudando a sua empresa a melhorar a sua presença online.

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