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O Facebook é o maior site de relacionamento do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários, e aqui no Brasil, já passou da casa dos 84 milhões de usuários.

Apesar de se tratar de um ambiente de relacionamento e não de vendas, ele deve ser usado como uma bela ferramenta de divulgação de seu negócio, através de uma estratégia de marketing, para construir a imagem da sua empresa, engajar clientes, amplificar o alcance do seu negócio e mensurar resultados de divulgação.

Não esqueça que o Facebook não é um site de vendas, mas sim de relacionamento. 

Ninguém entra no Facebook para fazer compras, mas para se relacionar com amigos, familiares, ver os posts do ex (rs), ver fotos de viagens, e postar sua fotos etc.

Você quando quer comprar um celular, por exemplo, você procura no Facebook ou nos sites de vendas, como Submarino, Americanas etc?

Por isso, nunca tente vender diretamente na sua página, mas sim, procure divulgar o seu site, blog, promoções, cursos; mas evite fazer ofertas diretas, e principalmente falar em valores.

Use essa ferramenta de forma correta e obtenha grandes vantagens para o seu negócio.

O que fazer antes de construir a sua página.

Existem duas coisas que você deve definir antes de colocar a sua página no ar, para que você obtenha sucesso. São elas:

  • Ter uma linha editorial, onde você deve dizer o que cliente quer ouvir, não o que você quer que ele ouça;
  • Definir da melhor forma possível a sua Persona (público alvo).

Formas de postagens.

No Facebook, você tem duas formas de divulgar as informações do seu negócio:

Postagem orgânica – é aquela que atinge apenas os que fazem parte da sua lista de relacionamento. Mas, não todos, porque o Facebook tem um sistema de rankeamento, onde ele divulga os seus posts entre 3% e 6% da sua audiência. Se você tiver 500 pessoas em sua lista, menos de 50 pessoas serão alcançadas, a cada postagem.

Postagem paga (Facebook Ads) – nesta modalidade, você faz um investimento, que é baixo (poder ser até R$ 1,00 por dia), para alcançar muito mais pessoas, além do seu tráfego orgânico. Nesta modalidade, você tem opções de configuração do seu post, que pode lhe ajudar a encontrar públicos específicos, como também abranger regiões que realmente  seu negócio alcança. Se você tem um negócio local, é desperdício de audiência e dinheiro, divulgar para o país todo. Há outras opções, como a escolha de idade e sexo, entre outros.

Na questão de tráfego orgânico é possível que você tenha uma audiência maior, mas é preciso que o seu conteúdo seja muito relevante para o seu público.

Dicas para usar o Facebook.

Existem algumas recomendações do que você deve ou não deve fazer em relação aos seus posts.

Vamos ver algumas:

  • Faça posts que gerem comentários e/ou compartilhamento. Curtidas só fazem bem para o ego, mas não geram vendas.
  • Defina a linguagem e a forma como você falará com a sua Persona. Não fale como empresa, mas sim, fale como pessoa, pois você não pode esquecer que você está em um site de relacionamento, e as pessoas estão ali para se descontrair.
  • Faça pelo menos duas postagens por dia, em horários diferentes, para conseguir atingir o maior número de audiência.
  • Use a regra de 80/20, onde 80% de seus posts não sejam especificamente sobre o seu negócio, mas sim, assuntos relacionados a ele. Se você tem um pet shop , publique conteúdo falando de tipos de tosa, por exemplo. Os outros 20%, use ofertas, promoções etc.
  • Faça o possível para usar conteúdo próprio, pois isso, te dará autoridade sobre o assunto.
  • Faça perguntas ou desperte a curiosidade de quem lê.
  • Use link para terceiros.
  • Use link para o seu site ou blog.
  • Sempre use imagens, porque elas chamam a atenção e tornam o post mais agradável de se ler. O uso de pessoas nas imagens, ajudam muito no aumento da audiência.
  • Evite usar fotos de produtos.
  • Usar pouco texto.
  • Use cores fortes, como verde limão, laranja e vermelho.
  • Se for usar vídeos, faça o upload pelo Facebook e não através de links externos.
  • Veja sempre o que os seus concorrentes estão fazendo para conseguir audiência e engajamento.

Essas são apenas algumas dicas sobre o uso do Facebook, que podem te ajudar com a divulgação do seu negócio.

Reforçando o que eu disse, curtidas não vendem, então, não se iluda com isso. Dê atenção aos  compartilhamentos e comentários, que sempre devem ser respondidos, sendo eles, positivos ou negativos, porque isso, demonstra a sua atenção com o seu público.

Toda estratégia tem que ser planejada, aplicada e medida; e eu diria que, sempre há ajustes a fazer.

 

Boa sorte, e espero mais uma vez ter lhe ajudado.

Comente e mande sugestões e dúvidas, para que eu possa lhe ajudar sempre que possível.

 

Abraço a todos e sucesso nos negócios.

Marketing Digital

Categorias: Rede Social

Admilson Cardoso

Profissional formado em Publicidade e Propaganda, com pós em Marketing, com mais de 10 anos de experiência em mídia exterior. Consultor em Marketing Digital, ajudando a sua empresa a melhorar a sua presença online.

1 comentário

admin · 11/06/2017 às 20:04

Obrigado Charity pelo seu cometário.

Fico feliz em poder ajudá-lo com os meus posts.

Grande abraço.

Admilson

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