A panfletagem tradicional pode dar resultado?

 

Muito se fala que a panfletagem tradicional não dá resultado, e que a panfletagem digital que é a mais eficiente.

Você concorda?

Eu concordo em partes.

O retorno com a panfletagem tradicional gira por volta 0,5% a 3,5%. Um percentual baixo, mas que dependendo do seu negócio, pode ser algo razoável. Imagine que você faça uma campanha para o seu consultório odontológico, e distribua 5 mil panfletos, e obtenha um retorno de 3,5%, que corresponde a 175 pessoas; e destas, você feche com 50 pacientes. Creio eu, que é bom resultado para o seu negócio, não é mesmo?

Mas por outro lado, você pode ter um retorno 0.

O que pode definir o sucesso ou fracasso da panfletagem tradicional?

Os fatores principais são:

  • Público alvo bem definido;
  • Mensagem específica para o público alvo, considerando sexo, idade e classe social;
  • Local de distribuição;
  • Horário de distribuição;
  • Quantidade de panfletos distribuídos.

Como o Facebook pode lhe ajudar na hora da panfletagem?

Muitas pessoas não sabem, mas o Facebook oferece algumas informações importantes sobre as pessoas que interagem com a sua página, e que podem ajudar e muito em uma campanha de panfletagem.

Vamos ver as informações fornecidas pelo Facebook.

Se a sua página está configurada como um negócio local, com a localização do seu negócio, é só você acessar a sua página e clicar em “Informações”.

No menu do lado esquerdo “Visão Geral”, escolha a opção “Local”.

Nessa tela se apresentará 3 opções sobre informações de pessoas nas imediações do seu negócio local.

No caso do uso de informações para panfletagem, você usará as duas primeiras opções:

1- Atividades e Horários de Pico – Aqui você poderá usar as informações de quando há mais pessoas circulando próximo ao seu negócio, em determinados horários.

2 – Dados Demográficos: São informações sofre a faixa etária, gênero e distância percorrida pelas pessoas próximo ao seu negócio.

Na tela abaixo você tem a opção de escolher um intervalo de datas, que podem ser de 1 semana, 1 mês ou 1 trimestre; e escolher também qual será o raio de alcance, que pode ser 50m ou 150m.

 

Descendo a tela, você já vê as informações sobre esse público.

Veja que são dados importantes para o planejamento da sua panfletagem.

O Facebook te dá a principal faixa etária que circulou nas imediações naquele período e raio determinado por você.

Te dá também, o horário de maior movimento e qual dia da semana esse pico acontece.

Descendo mais um pouco, você terá uma outra tela bem interessante também.

Nesse gráfico você poderá ver quais horários em que há mais pessoas circulando nas proximidades do seu negócio. Pode ver também, na opção “Semanalmente”, os dias de maior movimento.

No gráfico abaixo, o Facebook lhe apresenta as informações detalhadas da faixa etária, idade, e a porcentagem dos seus fãs que moram no raio estipulado por você, e os que apenas estão de passagem.

O que fazer com essas informações?

Vejamos as informações que você tem em mãos:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Distância percorrida pelas pessoas;
  • Horários de maior circulação de seus fãs;
  • Dias de maior movimento na semana;
  • Porcentagem de pessoa que moram nas proximidades e as que não moram.

Diante dessas informações, você tem que analisar os resultados e criar a sua campanha respeitando as características desse público ou públicos, mostrados pelo Facebook.

Usando de forma correta essas informações, você distribuirá menos panfletos, mas eles serão direcionados para o público certo.

Resumo:

Se você quer e/ou gosta de panfletar, agora você sabe que pode contar com a ajuda do Facebook, para deixar a sua campanha mais assertiva.

É o tradicional e o digital trabalhando juntos!

 

 

Marketing Digital

 


Admilson Cardoso

Profissional graduado em Publicidade e Propaganda, com pós em Marketing e Comércio Exterior. Ajudando o pequeno e médio empreendedor a vender mais pela internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *